De repente, aquela criança alegre e risonha passa a chorar com muita frequência, a se alimentar bem menos e a apresentar uma febre baixa e persistente: esse são sintomas comuns de que os primeiros dentes do bebê vem por aí.
Normalmente, o incômodo aparece por volta dos 6 a 8 meses de idade, e é provocado pelo rompimento da gengiva para o surgimento da primeira dentição. A criança vai sentir dor e coceira na região sempre que um novo dentinho estiver para nascer. Logo, é importante que os pais e cuidadores busquem maneiras de aliviar o desconforto. Saiba mais!
1. Compre mordedores
Como o surgimento dos primeiros dentes do bebê provoca coceira, a criança sente instintivamente vontade de morder algo. Portanto, investir em mordedores macios, feitos especialmente para essa fase, ajuda a aliviar o desconforto. Se possível, guarde-os na geladeira: a temperatura mais baixa anestesia um pouco a região e diminui a dor.
2. Faça massagens na gengiva da criança
Massagear a gengiva da criança com o dedo envolto em uma gaze com soro fisiológico gelado ajuda a aliviar o incômodo provocado pelo surgimento dos primeiros dentes do bebê. No lugar do soro fisiológico, você pode utilizar também um gel anestésico específico para crianças.
3. Use dedeiras de silicone
Higienizar as gengivas do bebê após a amamentação com uma dedeira de silicone, além de contribuir para a saúde bucal dos pequenos, pode ajudar a diminuir as dores provocadas pelo nascimento dos primeiros dentes do bebê, já que o acessório funciona como um massageador na região.
4. Faça um picolé de leite materno
Sim! O picolé de leite materno é um excelente método para aliviar o desconforto provocado pelo nascimento dos primeiros dentes do bebê. Além de nutritivo e saudável, o alimento é gelado, o que funciona como uma espécie de anestésico natural.
Para fazer o picolé de leite materno, siga os seguintes passos:
É importante lembrar que é possível conservar o picolé por até 15 dias e que o artifício, é claro, não substitui a amamentação.
5. Invista na reflexologia
A massagem nos pés ou reflexologia é outra excelente maneira de aliviar as dores provocadas pelos primeiros dentes do bebê. O ideal é que você utilize a técnica logo após o banho, quando a criança está mais relaxada.
Para garantir bons resultados, siga o passo a passo abaixo nos dois pés do bebê:
Gostou de conhecer algumas dicas para amenizar as dores provocadas pelo nascimento dos primeiros dentes do bebê? Caso o desconforto persista, não hesite em procurar um pediatra. A Clínica Santa Isabella conta com um corpo clínico altamente capacitado, pronto para atender você. Entre em contato agora mesmo!