Não tem jeito: ver os pequenos vomitando costuma causar preocupação intensa em pais e cuidadores, especialmente os de primeira viagem. Em geral, não é preciso ficar tão alarmado: o vômito de bebê não costuma ser um sintoma de doenças mais graves e apesar do desconforto que causa, na maior parte dos casos cessa rápida e espontaneamente.
No entanto, alguns sinais podem indicar que o vômito está relacionado a uma complicação de maior gravidade. Para que você possa diferenciar um caso do outro, preparamos esse post. Acompanhe a leitura!
Quando isso acontecer, o ideal é colocar a criança sentada com o corpo inclinado e sustentar sua testa até que ela pare de vomitar. Se o bebê estiver deitado, certifique-se sempre de que ele está em posição lateral para evitar sufocamentos.
Se o bebê estiver em amamentação exclusiva, não insista na alimentação nesse momento, mas ofereça-a normalmente no horário previsto para a mamada seguinte. Crianças maiores devem ingerir soro caseiro ou outras soluções de reidratação encontradas em farmácias para evitar a desidratação.
Cerca de duas horas após o episódio, se o vômito tiver cessado, ofereça alimentos leves, como sopas, sucos e chás. Evite sempre carnes gordurosas, açúcar, frituras e lácteos, que apresentam digestão mais lenta e podem agravar o problema.
Nunca use medicamentos utilizados para cessar o vômito em adultos em bebês. Além de não ter eficácia comprovada, esses remédios podem provocar efeitos colaterais. Só ofereça qualquer medicação para a criança quando ela for prescrita por um médico.
Geralmente, o vômito de bebê é provocado pelo consumo de alimentos estragados ou contaminados, por uma virose leve ou simplesmente por uma movimentação mais brusca.
No entanto, em casos raros, o problema pode ser indicativo de estreitamento da passagem para fora do estômago — em bebês de 3 a 6 semanas —, bloqueio do intestino ou mesmo deslizamento de um segmento deste para dentro de outro, nas crianças entre 3 a 36 meses.
Ainda que, em geral, o vômito de bebê não seja um problema grave, é importante ficar atento a alguns sintomas que podem ser indicativos de complicações mais sérias e que precisam ser analisados pelo pediatra. Portanto, sempre procure um médico caso a criança:
vomite persistentemente, sem causa aparente, por mais de 8 horas;
apresente febre de mais de 38 º C;
esteja com dores abdominais ou inchaço;
vomite ou evacue com sangue;
apresente diarreia ou sinais de desidratação;
tenha ingerido acidentalmente medicamentos ou outras substâncias.
Como você pode ver, o vômito de bebê não costuma ser sinal de um problema mais grave, mas é importante estar atento a evolução do sintoma e buscar orientação médica sempre que necessário.
Se você estiver em busca de um pediatra de confiança para acompanhar o desenvolvimento do seu filho, a Clínica Santa Isabella conta com um corpo clínico altamente qualificado e experiente. Por isso, não perca mais tempo e marque agora mesmo sua consulta!