Não é incomum que as futuras mamães, especialmente as de primeira viagem, recebam uma infinidade de dicas, orientações e conselhos — muitas vezes conflitantes — sobre a melhor maneira de cuidar do novo membro da família. Entre tantas novidades, um dos aspectos que mais costuma causar dúvidas entre as gestantes é como cuidar do umbigo do bebê.
Afinal, é preciso mesmo enfaixar a barriga da criança, como faziam as nossas avós? É verdade que devemos colocar uma moeda na região depois que o umbigo cair para que ele não fique saltado?
Pensando em esclarecer essas e outras questões comuns, elaboramos um guia para você aprender a cuidar do umbigo do bebê de maneira prática e simples. Acompanhe!
Assim que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado. No entanto, um pedaço dele, que mede entre 2 e 3 centímetros, fica ligado à barriga da criança. É o chamado coto umbilical. Em média, esse pequeno pedaço de pele resseca, escurece e cai entre 10 e 21 dias após o nascimento.
No entanto, até que o coto caia, é importante mantê-lo seco e limpo para evitar infecções. Por isso, a cada troca de fraldas, é preciso passar um cotonete ou gaze com álcool 70% na região e deixar secar naturalmente.
Só limpe a região com água e sabão durante o banho ou se o coto tiver contato com as fezes ou urina do bebê. Em qualquer um dos casos, certifique-se de que o local está bem seco antes de colocar a fralda e procure dobrá-la para que ela fique posicionada abaixo do umbigo.
Ao contrário do que muita gente imagina, não há a necessidade de colocar nenhuma faixa ou qualquer outro tecido que comprima a barriga do bebê. Além de não ter nenhuma utilidade, a medida pode abafar a região, dificultando a cicatrização e aumentando o risco de infecções.
Normalmente, cuidar do umbigo do bebê é um procedimento simples e que não costuma trazer complicações. No entanto, é importante procurar um pediatra se você notar alguns desses sintomas:
sangramento além do normal;
mau cheiro, vermelhidão ou pus, que são indicativos de infecção;
se o coto umbilical demorar mais de 21 dias para cair.
Quando o coto umbilical do bebê cai, é normal que em seu lugar fique uma pequena ferida, que costuma cicatrizar em cerca de 10 dias.
Durante esse período, em que é comum encontrar uma pequena quantidade de sangue na região, o procedimento de higienização deve ser o mesmo: limpe o umbigo com um cotonete ou gaze com álcool 70% e deixe secar naturalmente.
Além disso, ao cuidar do umbigo do bebê, nunca coloque qualquer tipo de artefato, como moedas ou elásticos, com o objetivo de evitar que a região fique protuberante.
Se após a queda do coto o umbigo ficar alto, existe a possibilidade de que se trate de uma hérnia umbilical. O problema não é incomum e costuma se resolver naturalmente, sem a necessidade de qualquer tipo de intervenção.
Ainda assim, é importante que você converse com o pediatra sobre o assunto. Dessa maneira, ele poderá acompanhar a questão e verificar se há ou não a necessidade de algum tratamento.
Gostou de entender melhor como cuidar do umbigo do bebê? Não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais para que outras futuras mamães também possam saber mais sobre o assunto!