Viver em um mundo cada vez mais conectado facilita nossas vidas de muitas maneiras, mas também nos torna cada vez mais dependentes. A tecnologia mudou para sempre a maneira como vivemos: ela influencia nosso comportamento, como pensamos questões simples do dia a dia e até mesmo o desenvolvimento infantil.
Negar a sua importância, obviamente, está fora de questão. No entanto, isso não significa que as crianças devem crescer completamente focadas no digital. Encontrar um equilíbrio entre os dois mundo é um desafio constante para pais e cuidadores.
Pensando nisso, criamos um post com dicas para você aprender a entreter seus filhos sem precisar usar o celular. Acompanhe a leitura!
Escolha canções que ele goste e veja se seu filho é capaz de identificar e adivinhar o nome, além de dar continuidade. Músicas são sempre uma ótima opção para o desenvolvimento infantil.
Este é um ótimo passatempo. Pegue alguns objetos — uma revista, uma colher ou objeto disponível no local — e diga ao seu filho para dar uma olhada cuidadosa na seleção. Em seguida, cubra os itens com um pano ou toalha e remova um deles sem que ele possa ver qual foi. Na sequência, retire o pano e peça a criança para identificar qual está faltando.
Escolha um animal e deixe seu filho fazer perguntas para tentar identificar sua identidade. Por exemplo, “Posso rugir?”, “Você mora em um lugar frio ou quente?”, “Você está peludo?”. Vocês vão se divertir bastante!
Pergunte ao seu filho se ele pode tocar em algo que é de cor X. “Você pode tocar algo que é vermelho?”, “Você pode tocar em algo azul?”. Ele pode tocar em qualquer coisa ao seu alcance — a mesa, suas roupas, suas roupas, etc. Se é em algum lugar onde ele pode andar sem incomodar outras pessoas, você pode tornar o jogo móvel.
Pergunte ao seu filho se ele pode ver algo em seu ambiente com uma certa forma. “O que você vê que é um círculo?”, “O ??que você vê que é um triângulo?”, “O que você vê que é um quadrado?”. É um ótimo jeito de se divertirem sem precisar de um celular.
Pense em enigmas fáceis para o seu filho resolver. Por exemplo: “Eu tenho quatro pernas e estou coberta de lã branca fofa. O que eu sou? ” ou “ Eu tenho a forma de um círculo, tenho duas mãos e números ao meu redor. O que eu sou?”.
Deixe seu filho ver suas mãos abertas e vazias. Em seguida, coloque um objeto como uma moeda em uma das mãos e feche as duas. Coloque as mãos atrás das costas e mude o objeto para frente e para trás entre elas. Traga as mãos fechadas para frente e peça ao seu filho para adivinhar em qual delas o objeto está.
Gostou das nossas dicas de desenvolvimento infantil para entreter o seu filho sem precisar usar o celular? Então não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais para que outros pais e cuidadores possam saber mais sobre o tema!