Já reparou a quantidade de brinquedos educativos que emitem barulho ou têm canções neles? Isso acontece porque a música para bebê traz inúmeros benefícios e, justamente por isso, quanto antes for introduzida na vida da criança, melhor.
Se considerarmos que a audição é o primeiro sentido que se forma, ainda durante a gestação, colocar músicas para o bebê ouvir mesmo antes de nascer ajuda bastante no seu desenvolvimento.
Mas não pense que somente a fala é estimulada. Veja neste post todos os benefícios que o estímulo sonoro oferece para o seu bebê e comece quanto antes!
Toda mãe tem o costume de conversar com seu filho ainda dentro da barriga. Desde o momento em que se descobre a gravidez, é praticamente instintivo esse hábito.
Outras, até mesmo sem saber os benefícios que a música para bebê oferece, costumam colocar diversas canções para a criança ouvir, sejam elas cantadas ou somente instrumentais.
A música para bebê ajuda no desenvolvimento porque os sons estimulam a audição e a fala. Além de contribuir para esses sentidos, as harmonias ajudam no desenvolvimento sensorial, intelectual e motor.
Já reparou como os bebês reagem aos sons movimentando, muitas vezes, o corpo todo? A música faz com que a criança também se expresse dessa forma, como uma resposta ao som que está escutando.
Mas os benefícios da música para bebê não se limitam a esses. Pais que têm o costume de colocar canções para os filhos perceberão outros pontos positivos no desenvolvimento da criança, tais como:
Crianças que ouvem música desde cedo levam os benefícios dessa prática para as demais fases da sua vida.
Quando maiores, o estímulo musical que tiveram enquanto bebê e ajudaram no seu desenvolvimento, contribuem para que elas aprendam matemática e línguas estrangeiras mais facilmente.
Na fase da pré-escola, por exemplo, aulas de iniciação musical, momento em que a criança aprende a reproduzir sons e pequenas músicas infantis, ajudam também no seu crescimento.
Já maiores, aprender algum instrumento próprio para a idade, contribui para estimular várias áreas do cérebro ao mesmo tempo. Porém, esse aprendizado deve ser iniciado somente quando houver vontade da criança e nunca por imposição dos pais.
Colocar música para bebê enquanto ele brinca, ou mesmo vídeos de canções infantis para que ele assista, é uma excelente maneira introduzir esse hábito na vida da criança e estimular o seu desenvolvimento.
Porém, muitas mães e pais têm o costume de cantar para os pequenos, seja para acalmar, dar de mamar ou ninar, o que ajuda também a criar vínculos e memórias afetivas.
A música para bebê mais indicada é aquela fácil de rimar, que fale sobre animais, natureza, amizade e ações positivas.
Para lhe ajudar a montar o repertório ideal, veja estas dicas de músicas infantis:
Aqui, vale lembrar que todas as pessoas presentes na vida do bebê podem cantar para ele. Entretanto, a voz materna ajuda a tranquilizar a criança, isso porque é um som mais conhecido e que ela ouve desde antes do nascimento, passando a sensação de segurança.
Bem interessante, não acha? Mas nem todos os pais sabem quanto a música para bebê é importante na vida deles.
Por isso, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajudar outros pais a descobrirem tudo que você aprendeu aqui?