Os dias quentes e secos do verão costumam aumentar um desconforto bem comum em crianças pequenas: o nariz entupido do bebê.
O problema, muitas vezes responsável por noites maldormidas tanto dos bebês quanto dos papais de plantão, pode ser amenizado com uma higienização adequada da região. Mas será que você sabe como limpar o nariz entupido de maneira correta?
Pensando nisso, elaboramos esse post para sanar as dúvidas mais comuns. Acompanhe a leitura!
O ideal é usar um conta-gotas com soro fisiológico comum para fazer a limpeza. Evite utilizar água, já que mesmo a mineral ou filtrada podem provocar irritações na mucosa nasal.
Se o líquido estiver muito grosso, utilize um aspirador nasal para facilitar a tarefa e evitar infecções provocadas pelas secreções que insistem em ficar presas no nariz.
Além do elétrico, de custo mais elevado, estão disponíveis no mercado dois tipos de aspirador nasal mais comuns: um em formato de pera, que suga a secreção do interior do nariz da criança, e outro em formato de canudo, em que o adulto controla a sucção do líquido com a boca. Aprenda a utilizar cada um deles:
Aspirador em formato de pera: com a cabeça do bebê levemente inclinada para trás, aplique um pouco de soro fisiológico no nariz com a ajuda de um conta-gotas. Aperte bem o artefato para retirar o ar e insira a ponta delicadamente em uma das narinas. Desaperte o aspirador para que ele possa sugar a secreção. Retire e limpe bem antes de iniciar o procedimento na outra narina.
Aspirador em formato de canudo: incline a cabeça do bebê levemente para trás e aplique soro fisiológico no nariz com a ajuda de um conta-gotas. Insira com cuidado o canudo em uma das narinas e mantenha a outra pressionada. Faça a sucção com a boca. Repita o procedimento na outra narina. Normalmente, esse tipo de artefato possui uma trava que impede que a secreção chegue até você, afastando qualquer risco de contaminação.
Em qualquer um dos casos, é importante realizar a higienização do aspirador após cada uso. Lave os artefatos com água corrente morna e sabonete neutro, enxague bem e deixe secar antes de guardar.
Não há idade mínima para começar a higienizar o nariz entupido do bebê. O procedimento pode ser realizado diariamente, mas a frequência deve ser determinada pelas condições climáticas do local em que você vive e, claro, pelo incômodo que o problema está causando na criança.
O ideal, no entanto, é que você não ultrapasse as três aplicações diárias de soro fisiológico — normalmente pela manhã, de tarde e antes de dormir — para evitar irritações, inflamações e sangramentos na mucosa nasal.
Jamais higienize o nariz entupido do bebê com uma haste flexível. Além da possibilidade de resíduos de algodão ficarem no local e bloquearem a passagem de ar, o artefato pode causar traumas na região ou acabar empurrando as secreções em vez de retirá-las.
Para prevenir o nariz entupido do bebê, é importante caprichar na hidratação, evitar as mudanças bruscas de temperatura, como sair de um banho quente para um quarto com corrente de ar fria, ou permanecer muito tempo em locais com ar-condicionado ou aquecedores, que deixam o ambiente mais seco.
Gostou de saber como cuidar do nariz entupido do bebê e garantir que ele tenha noites tranquilas de sono? Que outros cuidados você costuma tomar para evitar esse desconforto? Não esqueça de nos contar no campo de comentários!