Se você é mãe ou pai, certamente já se perguntou ao menos uma vez se não estava agasalhando seu filho de menos — ou demais. Manter os pequenos bem aquecidos costuma ser uma preocupação tão grande entre cuidadores que é comum exagerar na dose nas roupas de inverno para bebês.
Pensando nisso, criamos esse post. Com ele, você vai aprender a escolher roupas de inverno para bebês, descobrir se está aquecendo os pequenos na medida exata e conhecer os tecidos mais indicados para protegê-los sem restringir movimentos ou provocar alergias. Acompanhe a leitura!
Não. Assim como acontece conosco, os pequenos devem manter a temperatura corporal entre 35,5 e 37,5 º C. No entanto, a pele dos bebês é mais fina quando comparada ao dos adultos, e até os 6 meses eles ainda não conseguem manter a temperatura corporal constante, o que exige cuidados maiores por parte dos pais.
No caso das crianças menores, até 6 meses de idade, o ideal é sempre utilizar uma peça de roupa a mais com relação aos adultos.
Por isso, se você está vestindo apenas uma camisa de manga comprida, o bebê deve estar utilizando uma camiseta de manga comprida e mais um casaquinho. Depois dessa idade, a quantidade de roupas de adultos e crianças deve ser a mesma.
Para descobrir se o bebê está sentindo frio ou calor excessivos, é importante ficar atento a alguns sinais:
nuca e dobras do pescoço suadas indicam que a criança está superaquecida;
quando isso acontece, também é comum que o bebê fique irritado, chore com mais frequência e apresente vermelhidões e brotoejas;
já crianças que estão com a temperatura corporal mais baixa que o ideal tendem a ficar apáticas, com lábios e extremidades arroxeados e tremores;
uma boa medida para checar se a temperatura está adequada é colocando a mão no tronco do bebê por debaixo da roupa: a área deve estar aquecida, sem apresentar indícios de suor;
mãos e pés não são parâmetros confiáveis de temperatura. Como eles demoram mais para se aquecer, é normal que estejam um pouco mais frios que o resto do corpo.
Uma recomendação importante na hora de vestir os pequenos para o inverno é pensar a vestimenta em camadas. Assim, você pode controlar melhor os tecidos que entrarão em contato direto com a pele e ir retirando algumas delas se o tempo esquentar.
Existem uma série de tecidos naturais, sintéticos ou mistos que podem ser utilizados nas roupas de inverno para bebês para garantir que eles estejam sempre aquecidos e confortáveis. Conheça alguns dos mais comuns:
Perfeito para quem busca roupas de inverno para bebês que aqueçam bastante, o tecido pode ser natural — de ovelha, por exemplo —, artificial ou misto.
É importante lembrar que quanto maior for o percentual de lã natural da peça, mais cara e mais quente ela será. Por isso, cheque sempre a etiqueta.
Confortável, o tecido é perfeito para roupas de inverno para bebês que entram em contato direto com o corpo, já que possibilitam que a pele respire e não provocam alergias nos pequenos.
Peças mais grossas, como os casacos de moletom, também aquecem bem e são fáceis de lavar. As roupas de malha de algodão com elastano na sua composição deixam o tecido mais maleável e facilitam a movimentação das crianças.
A grande vantagem da utilização desse tecido nas roupas de inverno para bebês é que ele é leve e impermeável, formando uma barreira protetora sem atrapalhar os movimentos dos pequenos.
O ideal é que ele seja usado em peças que ficarão na camada mais externa da roupa, protegendo os pequenos da chuva, ventos e até mesmo da neve.
Gostou de saber um pouco mais sobre como escolher roupas de inverno para bebês? Então não se esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais para que mais pessoas possam aproveitar as dicas!