Quando menos se espera, seu bebê está fazendo coisas diferentes. Chamado de salto do desenvolvimento do bebê, essas mudanças são naturais e muitos importantes para o seu crescimento e aprendizado, mas pode ser uma fase um pouco incômoda, tanto para os pais quanto para os pequenos.
Vale lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo, podendo passar ou não por todos os saltos. Por isso, comparar seu bebê a outros não é muito indicado.
O interessante é saber o que contempla cada salto e curtir os novos aprendizados do seu filho, tirando o melhor de cada um deles.
Pode-se definir como salto do desenvolvimento do bebê os momentos em que ele adquire novas habilidades. A cada novidade que a criança aprende, junto vem uma fase de alteração comportamental.
Isso acontece porque os bebês tendem a repetir constantemente aquilo que aprendeu, podendo influenciar até na qualidade do sono.
Obviamente, essa mudança de comportamento afeta diretamente os pais, que também estavam habituados a uma rotina e, de uma hora para outra, precisam se adequar às novidades.
Como dito anteriormente, cada criança tem um ritmo de desenvolvimento diferente e o fato do seu bebê não passar por alguma das etapas não quer dizer que ele tenha problemas de aprendizado.
Por isso, lembre-se que seu bebê pode ou não passar pelos saltos que vamos descrever abaixo. Mas, se mesmo sabendo disso, considerar que ele esteja atrasado nessa evolução, vale consultar o pediatra para eliminar qualquer preocupação.
Nesta etapa do salto do desenvolvimento do bebê é possível perceber que ele fixa o olhar por mais tempo e responde melhor ao toque, podendo exigir mais contato físico.
A visão do bebê fica mais apurada. Nessa etapa do salto do desenvolvimento do bebê também é indicado colocar seu pequeno de bruços para estimular que firme mais o pescocinho.
Seu bebê passa a acompanhar melhor os objetos que são colocados em sua frente. É comum nesse período ele chorar mais alto, como se estivesse gritando, além de desenvolver o reflexo de chupar o dedo.
Neste salto do desenvolvimento do bebê ele passa a emitir os primeiros sons, procurar por você quando não estiver no seu campo de visão, passar mais tempo brincando sozinho e ter mudanças de humor mais bruscas.
Seu bebê já compreende que há uma reação para as suas ações, por isso, é comum nessa fase jogar objetos no chão para que você pegue. Insatisfação com a sua ausência e ter a atenção voltada para pequenos detalhes também fazem parte desse salto do desenvolvimento do bebê.
O bebê passa a compreender e responder melhor às palavras que disser a ele. Bater palminhas, engatinhar e demonstrar mais afeto são outras características dessa fase.
No salto do desenvolvimento do bebê do sétimo mês ele entende melhor a função de cada objeto, ficando mais fácil aprender a comer de colher, por exemplo. Suas vontades ficarão mais explícitas e ele passará a demonstrá-las mais claramente.
Nessa fase seu bebê passa a imitar mais as ações dos adultos, como simular estar falando ao telefone. O sono pode ficar abalado, pois ele pode apresentar mais ataques de raiva nesse período.
É comum nesse período seu bebê tentar se vestir sozinho. Por outro lado, ele pode não querer ir com mais ninguém além de você. Ele também começa a testar as emoções dos pais e a fazer negociações.
Caracterizado pelo período de desobediência, esse salto no desenvolvimento do bebê é o momento em que ele entende que pode controlar as próprias ações. Mesmo sem domínio da linguagem, passará a expressar as vontades com ainda mais evidência.
Como pode ver, cada fase do salto do desenvolvimento do bebê é cercada por mudanças que afetam seu comportamento e humor, refletindo diretamente nos pais.
Existem algumas maneiras de minimizar esse estresse, tanto para você quanto para o seu bebê, tais como:
Mudanças são sempre desafiadoras, ainda mais quando envolve nossos filhos. No entanto, as geradas pelo salto do desenvolvimento do bebê só reforça quanto seu pequeno está saudável e crescendo bem.
Que tal acalmar outros pais que estão passando por isso também? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e divida o que aprendeu aqui!